Webinar Digital Transition in Shipping
Realizou-se no passado dia 6 de maio, no âmbito do projeto eShip – EEA Grants, o Webinar Digital Transition in Shipping.
O foco deste seminário, de natureza técnica e científica, centrou-se na reflexão sobre as questões inerentes à digitalização no transporte marítimo e na atividade portuária.
O evento, realizado em contexto de pandemia COVID-19, contou com a participação de mais de meia centena de participantes no auditório, gentilmente cedido pela DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, tendo contabilizado mais de 850 visualizações no canal YouTube da ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (Webinar – Digital Transition in Shipping).
Este interesse pelos assuntos abordados e a participação no evento são motivo de satisfação para os promotores do projeto eShip – EEA Grants, a Marloconsult, a Saconsult, a VT Mar, a ENIDH e a Universidade de Reykjavik. Ao longo do seminário, cuja abertura foi efetuada pelo Presidente da ENIDH (Luís Baptista) e o encerramento pelo Ministério do Mar (José Simão) foram realizadas contextualizações do evento e do projeto eShip.
No universo do Programa EEA-Grants, intervieram a Embaixadora da Noruega (Tove Westberg), a Diretora-Geral de Política do Mar (Helena Vieira) e a Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão (Susana Ramos).
O Ministério do Mar salientou a aposta na Digitalização como um dos pilares do Governo Português na estratégia para o mar.
As tendências da logística marítima e revolução digital e tecnológica, em termos globais e no contexto pandémico, foram discutidas pelos oradores José Luís Cacho (APS) / Jan Tore Pedersen (Marlo), Jorge D’Almeida (CPLS), Marco Vale (MSC) e Fernando Cruz Gonçalves (ENIDH).
As questões inerentes às preocupações dos carregadores relativamente ao mercado de graneis e de contentores e à atual estratégia dos agentes de navegação no mercado do transporte marítimo, foram alvo de atenção nas intervenções dos oradores Pedro Viegas Galvão (CPC) e Belmar da Costa (Agepor).
Os projetos intrínsecos à digital marítima e o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas de elevado valor acrescentado para a Economia do Mar, e que simultaneamente contribuem para elevar o nível de formação dos alunos da ENIDH, estiveram, também, patentes nos discursos de Nelson Marques (DGRM), Cláudio Pinto (APS), Richard Stokes (Saconsult), Marcel Kyas (Reykjavík University) e Manuela Batista (ENIDH).”
0 Comentários