ENIDH expôs Projecto de Automação Marítima

ENIDH expôs projecto de automação marítima no evento ‘Noite Europeia dos Investigadores’


ENIDH SEA2FUTURE

A convite da Câmara Municipal de Oeiras, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) participou no evento ‘Noite Europeia dos Investigadores’ que se realizou, no passado dia 24 de Setembro (entre as 16 e as 22 horas), na Marina de Oeiras.

A ENIDH participou, neste contexto, com um stand de exposição no qual foi exposta a embarcação autónoma desenvolvida no âmbito do projecto ‘Sea2Future‘. Neste evento estiveram presentes docentes, não docentes e alunos da Escola Náutica, que divulgaram junto do público interessado as actividades de investigação desenvolvidas pela entidade quase centenária, famosa pela sua tradição de ensino no domínio marítimo.

Saiba mais sobre o projecto ‘Sea2Future’

Recorde-se que, em Junho passado, a ENIDH divulgava – com cobertura da Revista Cargo aqui – o processo de desenvolvimento e teste – em ambiente virtual e real – o modelo de embarcação autónoma USV-enautica1, no contexto do projecto ‘Sea2Future’, do Centro de Investigação e Desenvolvimento (CID) da escola. Os testes contaram com a supervisão dos professores Mário Assunção, Rosa Marat e Pedro Teodoro em colaboração com alunos dos cursos de engenharia da escola náutica. «Foi ensaiado com sucesso o sistema de propulsão projetado e medida a velocidade da embarcação (cerca de 3 nós). Foi igualmente analisada a resistência hidrodinâmica da embarcação», explicava, à data, a ENIDH.

ENIDH SEA2FUTURE

Após a conclusão deste importante teste, o processo de desenvolvimento do casco passou pelas seguintes etapas: implementação da cobertura, recorrendo a sandwiches de contraplacado marítimo e fibra de vidro; manufactura aditiva das orlas para as escotilhas em policarbonato; e impermeabilização final do casco através da aplicação de topcoat e tinta de esmalte de poliuretano. Seguidamente, irão ser instalados os sistemas eléctricos: instalação eléctrica, computador de bordo, vários sensores, antenas de transmissão de dados e a consola de comando local.

Os sistemas eléctricos foram criados externamente em laboratório, faltando efectuar a sua colocação na embarcação. O software desenvolvido para operar no computador de bordo teve a colaboração institucional de alunos do ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa) através de projectos finais do curso de Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia. Desta colaboração, concluíram-se dos seguintes projectos: “Boatcom – Aplicação para controlo remoto desenvolvido em Java” (figura em anexo) e ‘AndroidBoatcom – Aplicação para controlo remoto desenvolvido em Android’, estando em desenvolvimento um terceiro projecto: Sistema de base de dados de navegação’.

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