Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo 2021/2022
Dia da ENIDH é já a 19 de Outubro: sessão solene marca abertura do ano lectivo 2021/2022
A histórica Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) caminha a passos largos para o seu centenário, e, no dia 19 de Outubro, assinala o arranque do novo ano lectivo 2021/2022, através de uma sessão solene que deverá contar com a presença do Ministro do Mar. O Dia da ENIDH celebra o início de um novo desafio lectivo no período pós-pandémico, perspectivando um futuro formativo adaptado às exigências de um mundo 4.0.
O Dia da ENIDH irá decorrer em formato híbrido (presencial e também online), tendo início marcado para as 15:00 horas, no auditório situado no Campus da ENIDH, e as informações preliminares (que carecem, ainda, de confirmação) dão conta da presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos. Atendendo ao contexto actual e no cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19, informou a escola náutica, a cerimónia será restrita a um número limitado de participantes, mas terá transmissão online a partir da página oficial da ENIDH no YouTube.
A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) assinalará, assim, o seu 97º aniversário, em simultâneo com o arranque do novo ano lectivo. No pós-pandemia de COVID-19, num período em que aumentam as esperanças num regresso à normalidade, a escola náutica dá o mote para o retorno ao ensino presencial, abraçando os desafios de uma oferta formativa moldada às particularidades do presente, às novas expectativas do futuro e às mutações de uma cadeia logística global que se pretende mais resiliente, flexível, desmaterializada e descentralizada.
As transformações vividas no seio do transporte marítimo (de pessoas e mercadorias), na ressaca do surgimento do novo coronavírus, aceleraram tendências, acentuaram problemáticas estruturais e criaram novos constrangimentos que requerem respostas inovadoras e adaptações funcionais, teóricas e conjunturais. Um dos temas em destaque em 2021 é a carência de oficiais para a marinha mercante, a nível mundial – esta grave tendência acentuou-se com a chegada da pandemia (e os constrangimentos criados pelas medidas de restrição e combate ao vírus).
Neste contexto, o papel da ENIDH ganha, ainda, maior relevo, uma vez que a instituição pode fazer toda a diferença na resposta a este fenómeno de escassez, já analisado por associações internacionais como a BIMCO ou a ICS. A oferta formativa (destacam-se, neste âmbito, os cursos de Pilotagem, Licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas e em Engenharia Electrotécnica Marítima) da escola adapta-se aos novos enquadramentos e poderá encontrar, no interesse das novas gerações, a correspondência necessária para responder às carências do mercado de trabalho.
A escola náutica junta, aos seus cursos, as vertentes actuantes de investigação, inovação e digitalização, fundamentais para complementar uma abordagem multidisciplinar e holística ao universo marítimo-portuário e logístico. As participações em projectos vanguardistas como o ‘eShip’ ou o ‘Sea2Future‘, ou a aposta em equipamento de ponta, como os simuladores (essenciais para dinamizar e modernizar a aprendizagem) atestam o investimento da ENIDH nas áreas mais excitantes da Inovação aplicada ao Shipping: a automação, a desmaterialização e a tecnologia de ponta.
Além destas apostas, a escola náutica vem firmando sucessivas parcerias e protocolos – com associações, empresas e universidades – dentro e fora de portas, visando não apenas consolidar a sua presença no ecossistema nacional como além-fronteiras, plantando raízes em países lusófonos e também em nações de proa do transporte marítimo, como o Panamá, conhecido pelo intercâmbio de alunos existente.
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