REVISTA CARGO - ENIDH participa no eSHIP: projecto visa digitalizar o processo de afretamento de navios (08 de Abril de 2021)
ENIDH participa no eSHIP: projecto visa digitalizar o processo de afretamento de navios
Enquanto instituição lĂder na formação de profissionais ligados Ă s áreas marĂtima e logĂstica, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) está envolvida no projecto eSHIP, voltando assim a personificar o papel de entidade fomentadora do progresso tecnolĂłgico e digital do sector. O eSHIP visa digitalizar o processo de afretamento de navios, para assim cortar custos de gestĂŁo e alimentar a transição digital.
AlĂ©m da ENIDH, tambĂ©m a Marloconsult, a Saconsult, a VT Mar, e a Universidade de Reykjavik, Islândia, estĂŁo envolvidas no projecto, que Ă© financiado pelo Programa EEA Grants 2014-2021 – Programa de Crescimento Azul. O projecto eSHIP conta com uma taxa de financiamento de 70%, uma duração de 18 meses e irá decorrer atĂ© Abril de 2022. A ENIDH está a participar no projecto atravĂ©s do CID – Centro de Investigação e Desenvolvimento, com o envolvimento dos professores Maria Manuela Batista (Coordenadora), Fernando Cruz Gonçalves e Ricardo Morgado.
O projecto eSHIP tem como primacial objectivo desenvolver um modelo de digitalização de todo o processo de afretamento, desde a fase de pesquisa de mercado atĂ© Ă conclusĂŁo da viagem, incluindo a negociação e contratação de frete, análise da viagem em tempo real, cálculos de sobre/sub-estadia, emissĂŁo de documentos de embarque e de facturação, análise pĂłs-viagem e conformidade regulatĂłria. Esta plataforma electrĂłnica, explicou a escola náutica, será testada em dois projectos-piloto com recurso a uma abordagem inovadora em termos tecnolĂłgicos e pedagĂłgicos, atravĂ©s de ‘Living Labs’ com foco no mercado de Gás Natural Liquefeito (GNL), que se encontra em clara ascensĂŁo, e dos GranĂ©is SĂłlidos.
No âmbito do projecto, a ENIDH irá promover entre outras iniciativas, um Webinar sobre a Transição Digital no Transporte MarĂtimo.
0 Comentários