eSHIP – Transição Digital no Transporte Marítimo
Foi lançado o projeto eSHIP, que visa digitalizar o processo de afretamento de navios com o objetivo de reduzir os custos de gestão e induzir a transição digital num setor complexo e tradicionalmente conservador.
O projeto eSHIP obteve o 1º lugar na lista de classificação de várias dezenas de projetos que se candidataram ao Aviso #1 do EEA Grants 2014-2021, sendo-lhe atribuído um financiamento no valor de 402.137€, correspondente a uma taxa de financiamento de 70%. O projeto terá uma duração de 18 meses, até abril de 2022.
Os promotores do projeto são a Marloconsult, a Saconsult, a VT Mar, a Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique e a Universidade de Reykjavik.
O projeto eSHIP digitaliza todo o processo de afretamento, desde a pesquisa de mercado até à conclusão da viagem, incluindo a negociação e contratação de frete, rastreamento da viagem em tempo real, cálculos de sobre/sub-estadia, emissão de conhecimentos de embarque e de faturas, análise pós-viagem e conformidade regulatória.
A plataforma electrónica será
testada em dois projetos piloto com recurso a uma abordagem inovadora em termos
tecnológicos e pedagógicos, através de “Living Labs” com foco no mercado de Gás
Natural Liquefeito (LNG) e dos Granéis Sólidos.
Os alunos da ENIDH irão desempenhar um papel importante no teste das soluções propostas numa lógica de "On Job Training", em diferentes unidades curriculares das licenciaturas em Gestão Portuária e Gestão de Transportes e Logística.
No âmbito do projeto a ENIDH comprometeu-se a promover e desenvolver, entre outras iniciativas, um “Webinar” sobre a Transição Digital no Transporte Marítimo.
0 Comentários